O nosso empreendimento
Surgiu como consequência de uma série de fatores que convergiram até formar o que é hoje em dia a Hoiko. Por uma parte e como semente foi a necessidade de fazer o que gostamos em primeiro lugar e anteposto ao sucesso de uma carreira profissional típica ou até ao sucesso económico. Achamos mais importante estar conforme e ser feliz com a atividade diária e como consequência ganhar dinheiro do que priorizar de maneira diferente.
Em segundo lugar, começamos o nosso projeto ao mesmo tempo de começar a criar a nossa família pelo que precisávamos de poder conciliar ambos projetos no dia a dia, pelo que precisávamos trabalhar desde casa e minimizar o número de viagens. Por último, uma vez que já estávamos a conhecer o mundo da joalharia desde dentro, encontramos que havia uma grande distância entre a joalharia de “peças únicas” com peças lindas mas muito caras e a joalharia de público massivo onde as peças não têm alma e são feitas em grandes lotes.
Neste ponto decidimos criar os nosso conceito de maneira que sejam peças únicas, mas dar a possibilidade que todos possam aceder a elas. Aproveitando os conhecimentos adquiridos ao longo da vida relativamente ao trabalho dos metais, a criação de produtos e o empreendimento chegamos ao que é Hoiko hoje.