Este site tem certas restrições de navegação. Recomendamos o uso de navegadores web como: Edge, Chrome, Safari ou Firefox.

Esta área é exclusiva a revendedores. Se quer comprar peças para uso pessoal, visite www.hoiko.pt

Moeda

O nosso empreendimento

Surgiu como consequência de uma série de  fatores que convergiram até formar o que é hoje em dia a Hoiko. Por uma parte e como semente foi a necessidade de fazer o que gostamos em primeiro lugar e anteposto ao sucesso de uma carreira profissional típica ou até ao sucesso económico. Achamos mais importante estar conforme e ser feliz com a atividade diária e como consequência ganhar dinheiro do que priorizar de maneira diferente.

Em segundo lugar, começamos o nosso projeto ao mesmo tempo de começar a criar a nossa família pelo que precisávamos de poder conciliar ambos projetos no dia a dia, pelo que precisávamos trabalhar desde casa e minimizar o número de viagens. Por último, uma vez que já estávamos a conhecer o mundo da joalharia desde dentro, encontramos que havia uma grande distância entre a joalharia de  “peças únicas” com peças lindas mas muito caras e a joalharia de público massivo onde as peças não têm alma e são feitas em grandes lotes.


Neste ponto decidimos criar os nosso conceito de maneira que sejam peças únicas, mas dar a possibilidade que todos possam aceder a elas. Aproveitando os conhecimentos adquiridos ao longo da vida relativamente ao trabalho dos metais, a criação de produtos e o empreendimento chegamos ao que é Hoiko hoje.

O nome HOIKO, surge da união de duas palavras “Hoi” e “ko” provenientes de uma lingua aborígem da Amazónia. A lingua Pirahá, proveniente da tribu com o mesmo nome, foi considerada a “lingua da felicidade”, já que quando a tribu foi descoberta, a pequena sociedade vivia feliz e em harmonia com a natureza. Totalmente fora do sistema por mais de 10.000 anos, a lingua tinha evoluido ao ponto de não ter palavras para poder referir-se ao passado nem ao futuro. E a razão era que eles viveram “no presente” por milhares de anos.

Uma vez enamorados da história da tribu, procuramos um dicionário e encontramos estas duas palavras que formam a nossa marca e significa «pôr-se belo». E é assim que desejamos que os nossos clientes se sintam motivados, inspirados, a viver no presente e felizes. Cada dia trabalharmos e nos esforçamos para poder transmitir em cada peça um pedacinho do nosso sonho, da nossa felicidade e do prazer em fazer o que fazemos.  

Conceito da Hoiko

As nossas coleções são desenhadas e desenvolvidas internamente sob a direção criativa de Nadia Vieira. Temos coleções de bijuteria intemporais inspiradas na natureza, em tribos ancestrais, grandes artistas ou na nossa forma de ver o mundo. O que leva a uma forma de arte e expressão de um estilo único.

Desenhar e criar é pura e intensa emoção. É sentimento. Devemos sempre apreciar a boa qualidade e a manufatura de uma peça. Todas as peças feitas com integridade ganham automaticamente longevidade e tornam-se imprescindíveis, cheias de emoção. É importante compreender o todo, o processo por detrás de um artigo, aprender a descobrir o extraordinário em tudo o que, aos nossos olhos, parece comum.

A forma como complementamos a imagem própria é uma extensão de nós próprios, um reflexo do que somos e do nosso olhar sobre o mundo. Do mesmo modo em que cada sinal, é uma fonte ilimitada de inspiração


A utilização de técnicas tradicionais, matérias primas e mão de obra local fazem parte das nossas premissas e só assim nos faz sentido trabalhar.


O nosso público…

As nossas coleções são pensadas e criadas para gente confiante, sofisticada e com um estilo muito pessoal, que privilegia a qualidade e a originalidade relativamente à moda casual. Que prefere peças únicas e de edição limitada à produção massiva.